Bebidas em russo

13:25 Unknown 0 Comments


bebidas em russo

Mais uma longa pausa, mas agora estou de volta trazendo, conforme prometido, o post sobre bebidas em russo. No mesmo molde dos dois últimos posts, veremos primeiro o nome de várias bebidas com a tradução e depois falarei um pouco sobre bebidas típicas e comuns na Rússia. Espero que gostem!
Lembrando que já tem aqui um post sobre comidas em russo. Se você ainda não viu e quiser ver, basta clicar aqui para lê-lo.
E agora, sem mais delongas, vamos começar. Então, primeiro, a tabelinha contendo os nomes das bebidas em russo com suas respectivas traduções para o português:

NÃO ALCOÓLICAS
вода*
минералка (без газа / с газом)
água (qualquer água)
água mineral (sem gás / com gás)
чай chá
кофе café
сок suco
молоко leite
лимонад limonada (ou ainda refrigerante*)
какао chocolate
ALCOÓLICAS
пиво cerveja
водка vodca
вино vinho
виски uísque
шампанское / игристое вино champanhe / espumante
квасахар kvass
ликёрурица licor

Você com certeza percebeu o asterisco ao lado da palavra вода. Aí você me pergunta: "Mas por que isso, Vanessa?". Bem simples, gente. A palavra вода é usada como um termo geral para água, que pode ser do rio, mar ou da torneira. Aliás, é perfeitamente seguro beber água diretamente da torneira na Rússia. Mas se você chegar a um bar ou restaurante russo, você pedirá uma минералка. E é bom especificar logo em seu pedido se você quer uma água mineral com gás (с газом) ou sem gás (без газа).
OBS: Só lembrando que no próximo post aprenderemos como, de fato, fazer seus pedidos, ok? Por isso, ainda não estou colocando nada aqui hoje.
Outro ponto interessante é o uso da palavra лимонад. Ela pode tanto significar uma simples limonada, como também ser utilizada como um termo genérico para refrigerante. Então você pode usar o nome de cada refrigerante ou o termo лимонад. Recebi esta dica dos leitores Ivan Zhukov e Vladislav Naumov do grupo Russian Language no Facebook.
Ah! Mais uma coisa: os sucos. Você não vai chegar em algum lugar e pedir apenas "um suco", certo? você com certeza já dirá na hora (ou o(a) atendente vai te perguntar) qual suco você quer. Mas como fazer isso? De novo, muito simples! Basta adicionar o adjetivo referente ao nome da fruta antes da palavra сок. Veja alguns exemplos:

яблочный сок suco de maçã
грушевый suco de pera
клубничный suco de morango
апельсиновый suco de laranja
лимонный suco de limão
свекольный suco de beterraba

Se quiser saber mais sobre como formar adjetivos, basta clicar aqui.
Agora, conforme prometido, vamos aprender um pouco sobre bebidas comuns na Rússia.

Bebidas populares na Rússia


водка
Vodka Русский Стандарт por drinktime.ru
Водка - Tenho quase certeza que a primeira coisa que passa na cabeça da maioria das pessoas ao ouvirem falar em Rússia é... Водка. Por isso, acho que não preciso explicar o que é esta bebida, certo?
Fui pesquisar mais um pouco a respeito desta famosa bebida e achei um ótimo texto do Clube Eslavo sobre a história da vodca russa. Esta bebida deriva da mãe de todas as aguardentes, a aqua vitae (água da vida). Seu nome, por isso, provavelmente deriva da palavra russa para água, вода. Apesar da palavra водкаser conhecida desde o século XIII, sua trajetória para a fama só teve início no século XV, quando ela começou a ser produzida nos mosteiros da Rússia moscovita.
Quer saber mais? Então veja aqui o texto da Snizhana Maznova na íntegra. Super recomendado!

квас
Квас por kumushka.com
Квас - Pode não ser tão conhecida ao redor do mundo quanto a vodca, mas é considerada um tesouro nacional!
O квас é uma bebida gaseificada de baixo teor alcoólico (cerca de 1,5%) preparada a partir da fermentação do pão de centeio, ou pão preto (чёрный хлеб) seco ou amanhecido, que leva também algumas ervas. Há algumas versões alternativas que contam ainda com frutas silvestres, outros grãos ou beterraba. Pode ser consumida também por crianças.
Se você quiser saber mais sobre esta bebida, no site do Clube Eslavo (de novo!) há um texto completamente dedicado ao kvass, que você pode ler clicando aqui.

чай
Чай por budetezdorovy.ru
Чай - E pra provar que não é só o álcool que bomba na Rússia, temos na nossa lista o chá. Isso mesmo! Chá é uma bebida extremamente difundida na Rússia. A maioria dos russos (e todos os que conheci até agora) consome chá todos os dias. Vários tipos de chá são consumidos, mas os dois "queridinhos" são, com certeza, o chá preto e o chá verde, que se tornou bastante popular nos últimos anos.

Então é isso, gente! Espero que vocês tenham gostado! Se ainda tiver ficado alguma dúvida, por favor, deixem nos comentários que eu farei o possível para elucidá-las, ok?
E caso você sempre acompanhe as postagens do blog, que tal assinar no nosso feed ou cadastrar seu email pra não perder nenhum post? É só escolher uma das formas abaixo e esperar as novidades!


Caso escolha a opção "cadastrar seu email", não esqueça de verificar depois sua caixa de entrada e clicar no link que aparecerá no email que você acabou de receber, ok? Só assim você receberá, de fato, os novos conteúdos na sua inbox.
Isso é tudo. Até a próxima!

0 comentários. Tem algo a dizer a respeito? Comente!:

- Obrigada por comentar! Sua opinião é a principal ferramenta para fazer deste blog um local sempre melhor!
- Fique à vontade para interagir. Afinal o blog foi feito para isso mesmo!
Mas FIQUE ATENTO!!!
- Comentários maldosos e/ou desrespeitosos NÃO serão publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...