Bebidas em norueguês

15:35 Vanessa Diniz 4 Comments


bebidas em norueguês

E chegou a hora de aprendermos o nome das bebidas em norueguês, então, skål! Seguindo o modelo dos últimos posts, veremos primeiro o nome de várias bebidas com a tradução e depois falarei um pouco sobre bebidas associadas à Noruega. Espero que gostem!
Lembrando que já tem aqui um post sobre comidas em norueguês. Se você ainda não viu e quiser ver, basta clicar aqui para lê-lo.
E agora, sem mais delongas, vamos começar. Então, primeiro, a tabelinha contendo os nomes das  drikkevarer (bebidas) em norueguês com suas respectivas traduções para o português:

NÃO ALCOÓLICAS
et mineralvann (med kullsyre / uten kullsyre) água mineral (com gás / sem gás)
en te chá
en kaffe café
en juice suco
en melk leite
en limonade limonada
en brus refrigerante
en varm sjokolade chocolate quente
ALCOÓLICAS
en øl cerveja
en vodka vodca
en vin vinho
en whisky uísque
en sjampanje / en musserende vin champanhe / espumante
en mjød hidromel
en konjakk / en brennevin conhaque / brandy


Para dizer de qual fruta é o seu suco, basta dizer o nome da fruta seguido da palavra juice. Por exemplo, suco de laranja fica appelsinjuice.
Agora, conforme prometido, vamos aprender um pouco sobre as bebidas relacionadas à Noruega.

Bebidas mais comumente associadas à Noruega


Antes de mostrar as bebidas para vocês, existem duas coisas que achei interessante compartilhar sobre o assunto:

  1 - Você não encontra bebidas alcoólicas em qualquer supermercado, exceto cerveja. Bebidas mais fortes são vendidas apenas nas lojas estatais Vinmonopolet;
  2 - Beber em público é proibido por lei.

Nessas horas a gente vê um pouquinho das enormes diferenças culturais entre o nosso Brasil e a Noruega, né? Mas agora, vamos falar de duas bebidas associadas a este país.

mjød
Heidrun mjød por olensund85 em portalgram.com
Mjød - Apesar de seus primeiros registros datarem de mais de 10.000 anos (isso mesmo!) e sua origem não ser atribuída a nenhuma civilização específica ou população isolada (mas com indícios que remontam às savanas africanas), ela é sempre mais associada aos vikings escandinavos, que consideravam o hidromel como a bebida dos deuses.
Existem vários tipos de hidromel, que vão desde o tradicional (levando apenas mel e água) até o cyser (leva maçãs) e o pyment (com uvas).
Se você quiser saber mais sobre o hidromel e sua relação com a mitologia nórdica, basta clicar aqui.

aquavit
Norsk Aquavit por Peter Justesen Company
Aquavit - Apesar de ter sido criada na Dinamarca, esta bebida se popularizou nos seus países vizinhos em questão de pouco tempo. A Aquavit é feita a partir da destilação de batatas ou cereais e ganha na sua redestilação algumas ervas para deixar a bebida mais aromática, como cominho, aniz, coentro, cravo entre outros.
A bebida é servida normalmente bem gelada, e nos países escandinavos ela é tomada como aperitivo entre e durante as refeições.

Escolhi essas duas porque suas origens ou popularidade estão, de alguma forma, mais intimamente ligadas à Noruega. Mas há outras bem mais consumidas por lá, como as cervejas (apesar do alto preço), os leites da Tine e os sucos da marca Solo.
Então é isso, gente! Espero que vocês tenham gostado! Se ainda tiver ficado alguma dúvida, por favor, deixem nos comentários que eu farei o possível para elucidá-las, ok?
E caso você sempre acompanhe as postagens do blog, que tal assinar no nosso feed ou cadastrar seu email pra não perder nenhum post? É só escolher uma das formas abaixo e esperar as novidades!


Caso escolha a opção "cadastrar seu email", não esqueça de verificar depois sua caixa de entrada e clicar no link que aparecerá no email que você acabou de receber, ok? Só assim você receberá, de fato, os novos conteúdos na sua inbox.
Isso é tudo. Até a próxima!

4 comentários:

  1. Olá Vanessa, tudo bem? Eu sou a Samara, do Blog da Sah (www.samaramelk.com.br) <3
    Primeiro gostaria de agradecer sua visita e o comentário gentil que você deixou no blog, obrigada! Segundo, estou encantaaaaaada com tanto conteúdo legal que você tem aqui, já dei uma olhadinha superficial e salvei alguns links que preciso dar uma olhada com carinho depois, pra complementar meu material de estudo. Estudo norueguês por conta própria já que em Fortaleza não existe nenhuma escola ou professor particular do idioma, é um trabalho beeeem difícil como você deve saber rsrs, mas espero que dê tudo certo!
    Grande beijo e sucesso nos estudos, e qualquer coisa volto aqui pra tirar algumas dúvidas :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Samara!
    Muito obrigada por ter vindo e deixado seu comentário! É sempre bom receber feedback! Fico muito contente que tenha achado o conteúdo daqui útil!
    Também estudo por conta própria. Se em Fortaleza não tem nenhuma escola de norueguês, imagina aqui no Maranhão? Mas vai dar tudo certo, sim. Para nós duas!
    E se precisar, volte mesmo! Tentarei responder qualquer pergunta da maneira mais compreensível possível. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ola Vanessa, moro a um ano e alguns meses na Noruega, e gostaria de deixar escrito aqui, que o seu blob me ajuda muito, apesar de morar aqui, ainda estou me adaptando.

    ResponderExcluir

- Obrigada por comentar! Sua opinião é a principal ferramenta para fazer deste blog um local sempre melhor!
- Fique à vontade para interagir. Afinal o blog foi feito para isso mesmo!
Mas FIQUE ATENTO!!!
- Comentários maldosos e/ou desrespeitosos NÃO serão publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...