Comidas em norueguês

16:05 Unknown 2 Comments


comidas em norueguês

Depois de mais um longo período sem atualizações, o blog está de volta e o assunto de hoje ainda é comida, mas, desta vez, em norueguês. O post de hoje segue então a mesma estrutura do último e mostrarei nomes de comidas em norueguês e um pouco sobre pratos típicos da culinária norueguesa. Espero que gostem!
A divisão deste tópico será feita também no mesmo molde proposto para os posts de russo. Na primeira parte (hoje), nomes de comidas em norueguês e pratos típicos da culinária norueguesa. Na próxima, nomes de bebidas e bebidas típicas da Noruega. Então, por fim, quando todos já estiverem familiarizados com os nomes, veremos como fazer pedidos em bares e restaurantes.
Mas agora vamos à aula de hoje. Primeiro, a tabelinha com nomes de vários tipos de comidas em norueguês:

REFEIÇÕES
en frokost café da manhã
en lunsj almoço
en middag jantar
FRUTAS
et eple maçã
et jørdbær morango
et kirsebær cereja
en sitron limão
en appelsin laranja
en banan banana
en ananas abacaxi
en vannmelon melancia
en drue uva
en pære pera
CARNES, LEGUMES, VERDURAS, ETC.
et kjøtt carne (em geral)
et brød pão
en salat salada
et salt sal
et sukker açúcar
en kylling frango
en potetmos purê de batata
en tomat tomate
en iskrem sorvete
en fisk peixe
en ost queijo
en skinke presunto
et egg ovo
et smør manteiga
en gulrot cenoura
en løk cebola
pommes frites batata frita
sjømat frutos do mar
en pizza pizza
et smørbrød sanduíche "aberto". (imagens)
en suppe sopa
et bacon bacon
en bønne feijão
en ris arroz
en bladsalat alface
en kake bolo
en brokkoli brócolis

Se você quiser saber o nome de alguma outra fruta ou comida que não esteja na lista é só deixar nos comentários que eu mando a resposta, ok?
E para vocês ouvirem a pronúncia de algumas das palavras acima e aprenderem algumas novas (inclusive já algumas bebidas), deixo aqui mais um vídeo da Karin para vocês.


Gostaria ainda de indicar àqueles que procuram tipos de comida específicos, como pimenta-do-reino ou pimentão amarelo, o blog da Marcela, Quero aprender norueguês. Não está mais ativo mas apresenta vários posts com nomes de comidas e outras listas de vocabulário.
Agora, conforme prometido, vamos ver alguns pratos que, mesmo que você não experimente, com certeza verá ou ouvirá falar quando estiver na Noruega.

Comidas populares na Noruega


røkt laks
Fatias de salmão defumado por freefoodphotos.com
Røkt laks - Duas palavras: salmão defumado. Aí não precisa falar muita coisa, né? Afinal, este prato provavelmente é a mais importante contribuição escandinava para a culinária mundial.
Na Noruega é normalmente servido com ovos mexidos, endro, ou em sanduíche com mostarda.

fårikål
Fårikål por matprat.no
Fårikål - Este é um prato tradicionalíssimo na Noruega e costuma ser consumido no início do outono. Existe até o dia do fårikål, na última quinta-feira de setembro, chamado Fårikålens Festdag. Mas o que é esse fårikål?
Simples, gente. É carne de carneiro (mas há uma certa preferência por carne de ovelha pelo que li) cozida com repolho e pimenta, e servida com batatas com casca também cozidas.

Lompe - O cachorro-quente (pølse) norueguês. Devo dizer que é beeem mais simples que o nosso, como dá pra ver na imagem ao lado. É só uma salsicha com ketchup enrolada em um crepe de batata. Ah, e é servido frio, pelo que li!

krasenkake
Krasenkake por matprat.no
Krasenkake - Consiste em uma pilha de biscoitos anelares feitos à base de amêndoas e clara de ovos. É servido em todo tipo de ocasião mais oficial, desde casamentos e crisma, passando pelo 17 de maio, Natal e Ano-Novo, e até mesmo em funerais!

pizza grandiosa
Pizza Grandiosa por grandiosa.no
Pizza Grandiosa - Ok, pode não ser um prato típico, mas todas as vezes que ouvi falar de comida na Noruega eu ouvi o nome Grandiosa.
Pra quem não conhece, essa é A MARCA de pizza congelada na Noruega. Lá, falou pizza, falou Grandiosa, pelos relatos que ouvi e li. Está presente em mais de dez sabores diferentes e apresenta o tamanho convencional e um menorzinho, um pizza enrolada (pizzarull). Veja aqui o site da marca.

lutefisk e pinnekjøtt
Lutefisk e pinnekjøtt por matprat.no
Lutefisk e Pinnekjøtt - Mais dois pratos super tradicionais da culinária norueguesa, servidos sobretudo na ceia de Natal. Para saber mais sobre estes (e outros) pratos, basta ler o meu post sobre o Natal na Noruega.


Então é isso, gente! Espero que vocês tenham gostado! Se você já foi à Noruega e tem alguma sugestão para deixar este post mais completo e informativo, deixe sua dica nos comentários. E se tiver ainda alguma dúvida sobre o assunto, por favor, deixe também na área de comentários abaixo que eu farei o possível para responder da melhor forma, ok?
E caso você sempre acompanhe as postagens do blog, que tal assinar no nosso feed ou cadastrar seu email pra não perder nenhum post? É só escolher uma das formas abaixo e esperar as novidades!


Caso escolha a opção "cadastrar seu email", não esqueça de verificar depois sua caixa de entrada e clicar no link que aparecerá no email que você acabou de receber, ok? Só assim você receberá, de fato, os novos conteúdos na sua inbox.
Isso é tudo. Espero seu comentário! Até a próxima!

2 comentários:

- Obrigada por comentar! Sua opinião é a principal ferramenta para fazer deste blog um local sempre melhor!
- Fique à vontade para interagir. Afinal o blog foi feito para isso mesmo!
Mas FIQUE ATENTO!!!
- Comentários maldosos e/ou desrespeitosos NÃO serão publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...