Como é comemorado o Ano-Novo na Rússia?

14:30 Vanessa Diniz 0 Comments


comemoração do Ano-Novo na Rússia

Se você leu o post da semana passada, então você já sabe que o Ano-Novo é a festividade mais popular na Rússia. Hoje contarei a vocês um pouco mais sobre este dia e como ele é comemorado lá.
Mas antes, recomendo que você leia antes sobre o Natal na Rússia, pois  estes dois feriados estão muito interligados e alguns pontos sobre o Ano-Novo já foram explicados lá. Então, sua compreensão dos costumes e tradições russos quanto a esta época do ano será bem maior se você ler as duas postagens.
Então vamos aprender um pouco sobre como a chegada de um ano novo é celebrada na Rússia?

1. Muita coisa foi importada do Natal


Se você já leu sobre o Natal na Rússia, então você já sabe do que estou falando e pode pular para o próximo tópico. Mas caso tenha pulado esse post e vindo direto para este, então talvez seja novidade.
Sabe toda aquela decoração de Natal, a árvore e  as luzes? Bem, isso tudo não é para o Natal, mas sim para o Ano-Novo.  Com a Revolução em 1917, as manifestações religiosas foram banidas e, para que a tradição do Natal não fosse extinta, todos os símbolos dessa festa foram transferidos para a comemoração de Ano-Novo. Além disso, a versão russa do Papai Noel, o Дед Мороз, faz a entrega os presentes no Ano-Novo e não no Natal.

2. O Antigo Ano-Novo


Conforme já havia dito na postagem sobre o Natal (realmente recomendo que leiam esse post) a Igreja Ortodoxa Russa ainda utiliza o calendário juliano, 13 dias "atrasado" em relação ao nosso. Por isso, o Natal dos russos é só no dia 7 de janeiro.
Mas no caso do Ano-Novo, a situação é um pouco diferente. A grande festa acontece na virada do dia 1º de janeiro, como na maioria dos países. Mas há também o Antigo Ano-Novo, ou Старый Новый год, comemorado pela Igreja Ortodoxa no dia 14 de janeiro. Este dia geralmente é passado em companhia da família e é bem mais calmo do que a grande festa da virada.

3. O anúncio presidencial e o куранты


Algo muito tradicional na comemoração do Ano-Novo russo é o discurso presidencial que é transmitido sempre às 23:55, ao final do qual é feita a transmissão do relógio do Kremlin, chamado pelos russos de куранты, no momento da virada do ano. É ainda comum que as pessoas façam seus pedidos para o ano que chega ao ritmo das badaladas do куранты.
Abaixo você pode ver o anúncio presidencial do ano passado com as badaladas do куранты ao final.


Fora isso, a comemoração do Ano-Novo na Rússia é muito parecida com a nossa aqui no Brasil. Alguns passam com a família, outros com amigos, quase sempre com muita comida e bebida.
Ah! E para desejar um feliz ano novo, os russos falam "С Новым годом!". É importante que você saiba ainda que é comum ouvir essa frase mesmo no fim de janeiro ou até início de fevereiro, principalmente se as pessoas não se veem desde o ano anterior.

Então é isso, gente! Espero que vocês tenham gostado! Para saber mais sobre a comemoração do Ano-Novo você pode dar uma olhada nesse post do blog Um Brasileiro na Rússia, criado pelo Luciano Aguiar:


E se você já teve a oportunidade de passar o Ano-Novo na Rússia ou se esta será a sua primeira vez, compartilhe sua opinião sobre as diferenças entre a comemoração deles e a nossa aqui nos comentários ou lá na fanpage. Eu vou adorar e será ótimo promover essa troca de informações entre aqueles que querem aprender sobre a Rússia e seu idioma!
E caso você sempre acompanhe as postagens do blog, que tal assinar no nosso feed ou cadastrar seu email pra não perder nenhum post? É só escolher uma das formas abaixo e esperar as novidades!


Caso escolha a opção "cadastrar seu email", não esqueça de verificar depois sua caixa de entrada e clicar no link que aparecerá no email que você acabou de receber, ok? Só assim você receberá, de fato, os novos conteúdos na sua inbox.
E, de novo, não esqueçam de me dizer aqui o que vocês acharam do post. Gostou? Vou adorar saber! Faltou algo? Me diga o que é para que eu possa adicionar. Espero a opinião de vocês! Até a próxima!

0 comentários. Tem algo a dizer a respeito? Comente!:

- Obrigada por comentar! Sua opinião é a principal ferramenta para fazer deste blog um local sempre melhor!
- Fique à vontade para interagir. Afinal o blog foi feito para isso mesmo!
Mas FIQUE ATENTO!!!
- Comentários maldosos e/ou desrespeitosos NÃO serão publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...